Quem nunca comprou maquiagem errada? Aquele batom na cor errada ou um iluminador errado? É frustrante, né?
Eu fico super chateada quando isso acontece, até porque eu não sou especialista quando se fala em maquiagem e muitas marcas ainda não disponibilizam provadores dos produtos (Alô, Maybeliine!!!!). Por isso que, mesmo que eu pense antes de comprar, existem coisas que podem interferir na cor da maquiagem. Como a luz, a oxidação do produto, a textura e a aceitação desse produto na minha pele. E assim, nada é de graça, então desperdício aqui não. Como tempo fui encontrando jeitos de reaproveitar aquela maquiagem parada que deu errado pra sua função.
Como reaproveitar a Compra de Maquiagem Errada
Base
O tanto de base que eu tenho que não é nada parecida com a minha cor é de entristecer. Com o tempo só achei uma base que acertei, a da Vult, Porém, ainda com vários tubos cheios, me vi obrigada a reutilizar aquilo pra alguma coisa. Vendo os tutoriais pelo Youtube, pensei nas opções:
- as bases mais claras eu consigo usar como corretivo,
- como primer de sombra e para fazer cut crease;
- as bases mais escuras eu consigo fazer um contorno
- e misturar nas mais claras até atingir a minha cor.
Iluminador
Que a gente ama um brilho não é novidade, mas nem todo brilho serve pra nosso tom. Fiquei sabendo disso depois de comprar vários iluminadores rosas e dourados e ficar parecendo com aqueles artistas de estátua viva. E agora, como poderíamos reutilizar essas coisas? A ideia que tive foi de reaproveitar os iluminadores que não deram certo como sombra.
Batom
Acho que o maior erro que eu cometo é de comprar batom que não fica bom na minha boca. Aqueles nudes que ficam rosa ou tons vermelhos/laranja/rosa que ficam abertos demais. Nesses casos eu faço duas coisas:
- transformo em blush ou sombra;
- misturo com outra cor e transformo em um novo batom único.
Blush
Se tem um item que não vivo sem é o blush, e é o item que eu sempre compro errado. Ou fica muito escuro, ou não aparece, ou é uma cor que não combina muito. Assim como os outros itens, o blush também vira sombra e vira um novo blush mas em forma de creme! Eu já fiz isso e digo que dá muito certo! Adicionei um pouco do iluminador que não deu certo e tadã: fiz um novo blush.
Eu adoro blush em creme/bastão pois ele dá aquele efeito de pele corada naturalmente, e é ótimo pra usar sem make ou com apenas bb cream.
Acho que esse exercício serve pra pensarmos um pouco nesse época de consumismo louco que estamos. Tem produtos que vem em tanta quantidade que não damos conta de usar até o vencimento, e isso conta como desperdício sim. Reutilizar o que já tem é um modo de aproveitar melhor suas compras.
O que você achou da postagem? Já fez algo do tipo? Conta pra gente!