Como Fazer Desodorante Caseiro

Hoje eu trago minha experiência de usar um desodorante caseiro, de apenas três ingredientes.

O boom dos cosméticos nos fizeram levantar a questão do quão tudo isso é ecologicamente correto. Assim, a bandeira dos produtos orgânicos, cruelty free e veganos foram tomando mais e mais espaço, o que é uma excelente evolução. Faz bem para nós, pros bichinhos e pro ambiente.

Ano passado eu participei de um workshop sobre cosméticos naturais com a Tarcila Saboaria e saí de lá com a cabeça girando depois de conhecer os malefícios, desperdícios e como essa indústria injeta produto na gente com nomes fantasiados.

Foi nessa roda de conversa e aprendizado que entendi que o lauril é o que sempre me fez ter coceira ao usar sabonetes, e que podemos ficar dependentes de vários ingredientes ou até acostumarmos com a química. Pesado, não?

Esse é um assunto extremamente importante se você, assim como eu, ama o mundo dos cosméticos e da beleza. Olhe para os seus produtos e faça uma análise, se ainda não possui ou tenha testado cosméticos veganos, naturais e/ou orgânicos, te convido a pensar um pouco sobre isso e pisar um pouco nesse mundo.

Primeiro que eu sempre tive problemas com desodorantes. SEMPRE! Ou eles escurecem minhas axilas, ou não fixam o cheiro, ou ficam com cheiro ruim, ou ficam esbranquiçados. Existem três, da centena que já usei, que deram muito certo, sendo eles: Pierre Alexander em creme. Rexona Clinical em bastão e um em Spray da Garnier. Enfim, foram muitos testes pra concluir que: desodorante em creme é o melhor para mim. Há quem não goste da textura e aplicação desse tipo de desodorante, então essa resenha não vai te ajudar muito.

Usei o desodorante caseiro até acabar e olha, demorou alguns meses viu. Ele rende demais! Acho que durou sim uns 03 meses.

Como ele vai óleo de coco, em tempos mais amenos/frios, ele fica com aquela textura de óleo prensado, com um creme mega consistente. E assim eu gostei mais de usar e, indicaria para quem quer se aventurar a: testar fazer essa receita no inverno da sua cidade. Até porque a adaptação é complicada. Você vai se sentir meio esquisita e vai sentir falta do cheirinho, da sensação gelada e seca dos desodorantes químicos. Porém, como todo sacrifício, recompensa.

O desodorante caseiro não te deixa com cece não, se você estiver se perguntando. Mas também depende da sua adaptação. Eu sou uma pessoa que soa muito pouco, mas se fico sem usar desodorante fica um cheirinho ali sim.

Além de todos os problemas com desodorante citado, eu também tenho sensibilidade(o que não é novidade) e assim, às vezes sinto as axilas assadas e ásperas. Usando o desodorante caseiro nada disso aconteceu mais. Claro que não foi um milagre, mas a textura da pele deu aquela diferença, ficou super hidratada.

Como eu não tinha óleo essencial em casa, não coloquei e acho que foi o ingrediente essencial que faltou. No calor faz falta um cheirinho para passar debaixo do braço, o que me fez abandonar um pouco o desodorante caseiro. Sendo esse o único motivo que não consegui usar no calor, acho que com o óleo essencial estaria usando ele até hoje!

O óleo essencial não é adicionado só pelo cheiro. Ele tem diversos benefícios aparecem de diversas formas, seja reduzindo alergias, minimizando o contato com químicos ou visando o bem-estar da pele que entra em contato com o produto.

Receita de Desodorante Caseiro

Como Fazer Desodorante Caseiro. Realmente funciona?

Após contar toda minha experiência com o desodorante caseiro, deixo com você a receita que usei.

Existem outros tipos de desodorantes caseiros que você pode tentar fazer. Se joga na criatividade do mundo da beleza artesanal e dá uma olhada nesse link do Almanaque SOS.

Tags:

compartilhe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *