Depois de uma conversa com a @quasemineira, vimos que existem muitos truques e erros na hora de pintar o cabelo em casa. Separei nesse post muitas dicas para você não errar mais na hora de passar sua tinta.
Dicas preciosas para pintar o cabelo:
1.Tenha uma camiseta e uma toalha velha
Isso vai te livrar de muita dor de cabeça, vai por mim! Mesmo pintando o cabelo por anos, eu ainda consigo manchar algum canto da minha roupa – e da toalha, e do box, e do piso…
O maior segredo para não ter estresse pintando o cabelo é separar uma toalha e uma blusinha para usar quando pintar o cabelo em casa. É indispensável, principalmente se você tem cabelo grande!
2. Não faça a unha antes
Ainda mais se for com um esmalte claro. A luva pode te salvar de ter que refazer as unhas se você for pintar o cabelo. Já cansei de ficar com as unhas azuladas e roxeadas depois de um retoque.
Se sua luva não for das boas, ela pode deixar vazar produto pra dentro dela também, manchando as unhas. Como eu gosto de esmalte nude e claro, sempre deixo pra fazer depois.
3. Papel filme é seu amigo
Depois de passar a tinta, eu sempre coloco uma sacolinha ou papel filme no cabelo. Isso me ajuda a não marcar as paredes, sofá e meu headset, até dar o tempo de enxague.
4. Água Micelar tira manchas
Gente, depois que eu descobri que a água micelar tirar a mancha de tinta das coisas, eu já deixo uma separada na hora de pintar o cabelo. Além de tirar aquelas manchas chatas que ficam em volta da raiz do cabelo, ela me salva de deixar o piso manchado. Nem todas funciona, as que uso são da Loreal e da Bioderma.
5. Creme na nuca e orelha
Se você tem o cabelo curto como o meu, não tem nada mais chato do que ficar com a nuca toda manchada. Pra tinta não pegar no couro, é bom passar um creme hidratante nessas áreas que são quase impossíveis de manchar quando se pinta o cabelo sozinha.
6. Leia as Instruções
Eu, me achando muito esperta, achava que toda tinta se usava igual. Engano meu. Das vezes que a tinta não funcionou foi por conta do processo dela ser diferente de só passar. Então, pra não perder produto eu sempre leio o passo a passo da tinta para ver se tem algo diferente.
7. Pinte em mechas finas
Assim é mais provável que seu cabelo não fiquei manchado. Pintar o cabelo é demorado, e fazer de qualquer jeito vai te dar só dor de cabeça depois. Separa um tempo pra poder ir pintando com carinho.
8. Como pintar o cabelo com pouca tinta?
Eu sempre fui a cabeleireira da família, então ao longo desses anos eu já testei de tudo e acumulei muitas dicas e truques cabelísticos. Vou deixar essa dica aqui como um salva-vidas de última hora. Não é algo que é sempre bom fazer pois pode manchar ou não pegar muito bem, tudo vai depender da estrutura do seu cabelo.
Truques para pintar o cabelo com pouca tinta:
- Lave o cabelo antes! Uma boa lavagem, com um shampoo anti-resíduo vai ajudar a retirar todo creme, óleo e sujeira do cabelo para receber a tinta melhor.
- Passe a tinta no cabelo úmido. Sim, isso mesmo. O cabelo úmido vai ser mais fácil de espalhar o resto de tinta que tem. Mas atenção: esse método pode manchar ou não pegar em certas áreas.
- Comece sempre pela frente. Se você está com pouca tinta mas quer dar aquela retocada, comece a passar a tinta na parte da frente para que o resto fique para a parte de trás – afinal se o que incomoda é o que vemos, é melhor deixar a frente bonita.
E é isso! Se puder vá ao salão, mas se não, use as dicas que funcionarem à seu favor.