O Movimento de Beleza Project Pan

Recentemente conheci por meio de uma hashtag no instagram o Project Pan, e percebi que já estou inserida nesse movimento por muito tempo sem nem perceber.

Quantas vezes você deixou vencer um produto? Ou comprou mais do mesmo? Sempre esquece de usar aquele hidratante que você comprou e tirou da wishlist? Acaba usando as mesmas coisas mas não para de comprar o que sai de novidade?

É, eu também.

No instagram há várias contas e muitas fotos do #projectpan para se inspirar e entender o movimento.

O que é o Project Pan?

Basicamente, o Project Pan (ou projeto pan) tem como objetivo diminuir o consumismo desenfreado de produtos de beleza fazendo com que você use o que tem até o “final”. O Pan do projeto se refere a base metálica das paletas de sombras, aquela base que você vê quando fura a sombra de tanto usar. O projeto se estendeu além dos produtos em pó, então aqui entram bases e cremes também – basta conseguir ver que o produto está bem usado.

Para participar do projeto basta escolher os itens que você tem o intuito de acabar, e assim ir registrando com fotos o processo dos seus itens.

project pan, o que é e como fazer
Foto de RDNE Stock project

Imagine um movimento minimalista, mas no mundo da maquiagem e beleza.

Para mim, esse projeto é mais que necessário – é um alívio. Vivo no mundo da beleza sim mas não sou nenhuma rica e por muito tempo isso me assombrava como criadora de conteúdo nesse universo onde quem compra primeiro sai na frente.

Acompanhar tendências não é fácil, nem barato e requer tempo. Afinal, um teste de produto decente pode levar mais de um mês!

E olha lá, quem tem pele sensível leva meses para saber qual o melhor combo ou adaptação pra poder inserir um produto novo na rotina sem ficar toda pipocada.

Estou num processo de detox – usando o que tenho, comprando apenas o que preciso e jogando o que está vencido fora sem dó. Afinal, maquiagem e produto de beleza vencido é igual uma bomba adormecida pra pele, pode não dar nada mas também pode dar muito ruim.

Pra uma pessoa que não trabalha diretamente com maquiagem ou vive 24 horas maquiada, é realmente necessário ter várias paletas de sombras? Ou até mesmo mais de cinco tipos de hidratantes e ácidos na prateleira com um rosto só? Percebe o desperdício de produto e dinheiro? E pra quem é assalariado, fica pior.

Na correria do dia a dia mal tenho tempo de passar maquiagem, por isso os meus grandes aliados são produtos que dão pra carregar na bolsa e não um kit pesado e gigante.

Ás vezes me pergunto se algumas blogueiras realmente usam bem o que indicam pois tudo parece quase intocado. Fico um pouco desconfiada. Não estou dizendo que elas deveriam parar de fazer publicidade para marcas, isso é o trabalho delas e é algo que admiro muito – mas não é de hoje que vemos muitos produtos sendo mascarados para parecerem bons.

Procuramos comprar melhor e nos apoiamos na palavra de influencers, lojistas e blogueiras que nos mostram com convicção que x produto do momento é a sua melhor escolha. Por isso também, além de entender comprar melhor, é vital ter referências que tenham a ver com você.

O que eu quero passar com esse post é consciência. Escolhas melhores podem mudar muitas coisas.

Há muitos outros movimentos no mundo da beleza, como o cruelty-free, movimento da beleza limpa, movimento menos lixo, skinimalism, green beauty, blue beauty, ageless beauty, slow beauty… São diversos movimentos que surgem mas que o foco sempre vai ser a consciência de algo para algo.

Tags:

compartilhe

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *