Eu moro no interior de São Paulo, e aqui não tem nem Instituto Embelleze ou Senac. Mesmo assim, decidi fazer um curso presencial de designer de sobrancelhas em uma escola profissionalizante aqui.
Vou contar um pouquinho da minha história com os cursos: eu sempre tentei fazer curso na área de beleza, mas nunca terminava. O maior motivo eram os professores. Muito ruins. Eu sou fuçada e pra frente quando o assunto é beleza, e aqui no interior tudo chega por ultimo – coisa que eu já tô cansada. Assim, eu nunca consegui aprender com os cursos e desistia logo de cara.
Mesmo sabendo um pouco de design de sobrancelha, pelos milhares de tutoriais que vi no YouTube, ainda não me sentia preparada para me jogar na profissão.
O curso que fiz durou três meses, com aulas presenciais de 1h30m uma vez por semana. Foi caro? FOI. E por isso senti a necessidade de vir até aqui contar minha experiência.
Como foi meu Curso de Designer de Sobrancelhas Presencial
No curso eu aprendi o básico: medidas de higiene, atendimento, medir a sobrancelha, usar o paquímetro, usar a henna, sobre as pinças e a aplicação disso em modelos. Para mim, que já tenho um pouco de conhecimento e prática foi bem pouco. Então se você não entende nada sobre design de sobrancelhas, o curso presencial é excelente. Se você, assim como eu, já tem uma boa ideia da área, o curso presencial pode ser frustrante. A não ser que você vá em um curso extremamente conceituado ou queria fazer com uma professora específica em aula particular, a maioria é quase igual.
Fazer um workshop, aula vip, aulas online podem ser mais proveitosos, além de custarem 1/3 de um curso presencial. Vai por mim! Uma amiga me avisou sobre e eu devia ter a escutado.
O design de sobrancelha não tem muito segredo mas necessita muita prática para aperfeiçoar. O treino e material são essenciais e cada um acostuma de um jeito, tem que treinar muito para pegar o jeito em diversos formatos de rosto e sobrancelha e entender o que melhor funciona para você.
A minha professora é apegada a uma marca, que ainda não testei, porém não acho interessante e nem legal o modo “cagação” de regra quando se fala em beleza. Cada um se acostuma com um material e sabe qual é o melhor pra si.
Por causa da quarentena estamos em um recesso indefinido, e falta pouco para eu acabar o curso e pegar meu diplominha.
Veredito do meu curso:
- Os pontos positivos para mim foram que eu pude treinar em modelos reais, e é o que te pega no pulo da insegurança, e as dicas extras.
- Depois de uma aula consegui aperfeiçoar meu design em 100%.
- Os pontos negativos é que o curso é muito longo e caro, não tem material de apoio o suficiente, e que aprendemos o básico do básico. Com tantas aulas acho que veríamos mais conteúdo.
- Algumas coisas também foram explicadas mais ou menos, o que me desanimaram muito. A didática da professora era meio atrapalhada o que dificultou o avanço, mesmo a turma sendo bem pequena.
Lembrando que esse é meu relato, sobre o curso de designer de sobrancelhas presencial.
Eu ainda tenho fé nos cursos, mas coragem de fazê-los presencialmente não sei mais. Cansam demais, desanimam e tem um preço alto. Para mim, o material online é muito mais proveitoso com o melhor custo benefício.
Existem muitos cursos abaixo dos R$200 reais com diploma que estão valendo MUITO mais do que um curso de designer de sobrancelhas presencial. Podem perceber que me frustrou, né? Ainda não sei se vou querer começar algo com isso, se vou querer atender para fora.
Pensei que o curso fosse me dar uma certeza, mas fiquei ainda mais no escuro. Mas ainda assim quero fazer mais cursos na área de beleza, agora que entendi que o presencial não me afeta muita (até porquê eu consigo que minhas amigas quebrem meu galho como modelo).
Antes do curso eu via muito, e ainda vejo, os vídeos da Keila Roque e do canal Viver de Sobrancelhas. E posso dizer, que se você quer começar sem um curso, eu indico que tente o mais rápido possível comprar algum curso online para ter uma base.
O fundamental é a base da técnica na profissão, o resto a gente consegue aprender na prática – isso falo para designer de sobrancelhas tá?. Para outras áreas mais complexas, como cabelo, micropigmentação, estética facial, aí sim é imprescindível começar atuar somente após um curso com certificado. e segurança.
Enfim, toda essa tour do curso me deixou meio confusa mas com uma certeza: não valeu a pena o curso presencial.